Brasão

Escudo de praia, roda dentada de vermelho e duas flores de linho de azul, folhadas do mesmo, botoadas e realçadas e ouro, tudo alinhado em roquete; em campanha, penhasco de negro realçado de prata e movente da ponta. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “PEDROUÇOS – MAIA”.

Bandeira

Azul, cordão e borlas de prata e azul, haste e lança de ouro.

Selo

Nos termos da Lei, com a legenda: “JUNTA DE FREGUESIA DE PEDROUÇOS – MAIA”.

Justificação dos símbolos

Roda Dentada

“Em chefe, roda dentada de vemelho.” Representa uma das actividades fulcrais para o equilíbrio da economia local: a industria.

Flores de Linho

“Nos flancos, duas flores de linho de azul, folhadas do mesmo, botoadas e realçadas de ouro.” Representa a agricultura, com destaque para a produção de linho e de milho.

Penhasco

“Em campanha, penhasco de negro, realçado de prata e movente da ponta.” Representa o topónimo “Pedrouços”, que significa “monte de pedras”.

Parecer

Parecer da Comissão Heráldica emitido em 14 de Maio de 2002, nos termos da Lei 53/91 de 7 de Agosto. Publicado em Diário da República – III Série, nº 167 – 22 de Julho de 2002. Os Símbolos Heráldicos da Freguesia de Pedrouços encontram-se registados na direcção geral das Autarquias Locais com o nº 174/2002 de 2 de Agosto.

Brasão

Escudo de praia, roda dentada de vermelho e duas flores de linho de azul, folhadas do mesmo, botoadas e realçadas e ouro, tudo alinhado em roquete; em campanha, penhasco de negro realçado de prata e movente da ponta. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "PEDROUÇOS - MAIA".