"Pedrouços orgulha-se do seu património histórico, monumental e artístico. Não se esgota nos edifícios, nos pequenos tesouros que engrandecem a riqueza desta população, para se complementar e renovar nas pessoas, no comércio, nas artes e ofícios, no turismo e nos serviços.

Sendo fundamental saber interpretar de forma correcta e eficaz as principais carências e anseios da população (nos planos social, cultural, educação, saúde, recreativo e associativo), urge incentivar a recuperação de tradições, transmitir aos jovens o prazer de contribuírem para a preservação de um valioso legado que a todos orgulha e enobrece.

Para tal, e sem esquecer os inúmeros forasteiros que passam por Pedrouços, importa continuar a promover um permanente rejuvenescimento da população, não estritamente no plano etário, mas fundamentalmente, numa mudança valorativa de comportamentos, mentalidades e atitudes cívicas.

Sei que é forçoso criar novos e mais funcionais equipamentos, reinventar espaços verdes e de lazer, erradicar a marginalidade, multiplicar iniciativas para combater solidão. Move-me a preocupação de proporcionar melhor qualidade de vida. Porque são os pequenos episódios do quotidiano que permitem aproximar o poder político do cidadão e construir a história"

O Presidente da Junta de Freguesia de Pedrouços,
Joaquim Araújo